Especialização em Educação na Cultura
Digital
Turma: Aprendizagem de Filosofia e TDIC
Tutores: Filosofia - Gilson Voloski e
Jason de Lima e Silva
Plac3 - Flávia Althof
Cursista: Angela Santos da Fonseca
Atividade 01: Ação 2 / Como será realizada
Primeiramente
foi proposto para os alunos e alunas do segundo ano do ensino médio integral -
EMI para criarem um blog, muitos foram os temas abordados e um grupo de alunos
em específico optou pelo tema ciência e religião, propondo um fórum de
discussão no blog da turma, inicialmente com uma entrevista montada e realizada
pelo grupo de alunos, com o direcionamento da professora de filosofia, com
liberdade de expressão da parte dos entrevistados e entrevistadores.
Inicialmente a proposta era inserirmos uma ferramenta digital com o
gerenciamento dos alunos e alunas.
Durante
o percurso, surgiu a ideia de fazermos uma aula interdisciplinar, unindo
conceitos e trazendo cientistas de renome internacional, como Sir Isaac Newton,
para enriquecer o debate entre os alunos e alunas, a inclusão das disciplinas
de física e química ocorreu de forma natural, porque realizamos um curso de
Cosmologia no decorrer deste ano letivo de 2015, por fim a disciplina de
sociologia entrou no planejamento em função da relevância para as questões a
serem abordadas:
Atividade
proposta: aula interdisciplinar sobre o tema ciência e religião, envolvendo as
disciplinas de filosofia, física, química e sociologia, com os professores,
Angela Santos da Fonseca, Pablo Filipe Quintani, Nicolas Kirschner e Waldyr
Carneiro de Campos. Na turma do 2º ano do ensino médio inovador - EMI.
Cada
professor e professora dentro de suas respectivas disciplinas realizaram a sua
abordagem, apesar da inter-relação ocorrem nuances diferenciadas e cada um tem
o seu olhar, algo muito abordado em filosofia. E a aula do dia 23/11 foi um
aulão, onde tivemos o grande momento, com a presença da professora Angela
Santos da Fonseca da disciplina de filosofia, Nicolas Kirschner da disciplina
de química e Waldyr Carneiro de Campos da disciplina de física, sendo que
filosofia e física - Angela e Waldyr aparecem como cursistas da Especialização
em Educação na Cultura Digital, com a orientação dos tutores Gilson Voloski e
Jason de Lima e Silva do núcleo específico de filosofia e da tutora Flávia
Althof do Plac3 - Plano de Ação Coletivo.
Assistindo ao
vídeo podemos trazer um conhecimento mais ampliado da história da ciência,
continuamente em evolução, também mostramos um vídeo falando acerca da
experiência do CERN na Suíça, onde novamente tivemos um debate acerca da
ciência e religião.
O vídeo utilizado no dia 23/11 foi
uma parte do documentário Cosmos - Episódio 3 - Quando o Conhecimento Venceu o
Medo. Relatando episódios da vida de Sir Isaac Newton e Edmond Halley, trazendo
inicialmente ideias supersticiosas e míticas a respeito da passagem dos
cometas, antes de descobrirmos o que são exatamente esses corpos celestes,
falando de narrativas de povos antigos, como eram vinculados à ideias
religiosas e mitológicas. Os alunos haviam começado os debates na aula do dia
16/11, mas após o vídeo puderam participar utilizando a ferramenta fórum do
blog da turma, inclusive com a participação de outras turmas onde também
pudemos levar com a tecnologia o vídeo e o blog, promovendo o intercâmbio entre
as turmas.
Nas aulas de filosofia contamos
também com o recurso do livro digital da Editora Saraiva material que tivemos a
disposição, como uma cortesia da editora no ano letivo de 2015. O livro
Fundamentos de Filosofia (COTRIM-FERNANDES, 2013) da editora Saraiva é material
escolar de cada aluno e aluna da EEB Adelaide Konder desde o ano letivo de 2014
e se estenderá até 2016. Mas o material online ou offline digital é excelente e
indicamos aos colegas para utilização com as tecnologias, nossa tutora
presencial do Plac3 - Flávia Althof indicou que fizéssemos a citação correta do
material. Abaixo algumas imagens do material online.
Vídeo - O mecanicismo de Descartes e
a Igreja
Abaixo uma
foto do grande momento, nosso aulão:
Endereço do Blog da turma:
Endereço da nossa apresentação no
Prezi:
Acabamos
por estender o aulão para os alunos e alunas do noturno, especificamente das
turmas 201 e 202 - com a presença da professora Angela e do professor Jaison de
matemática, também aluno da nossa especialização, onde além de abordarmos as questões de ciência e religião, com a
apresentação dos vídeos Cosmos - no dia 26/11 e Ciência e Religião no dia
19/11, apresentamos também a teoria do número de ouro e sua conexão na
natureza, realizamos a aula na noite do dia 26/11/15 e após os vídeos e
explicações fomos participar do debate virtual através do blog da turma do 2º
ano do ensino médio inovador - EMI. Um dos alunos da turma 201 noturno
participou do grupo que teve a ideia original acerca do tema ciência e
religião, isso acabou estimulando os colegas a participarem do debate online.
Fotos do aulão 26/11/15:
|
PLANO DE AULA
|
||
|
|||
CURSO/SEGMENTO: 2º ANO - ENSINO MÉDIO
|
|||
DISCIPLINA: Filosofia
|
ANO: 2015
|
|
|
PROFESSORA: Angela
Santos da Fonseca
|
|||
|
|||
METAS DE
APRENDIZAGEM
|
|||
• Incentivar o
aluno a ampliar a visão crítica sobre a sociedade em que vive, proporcionando
um espaço-tempo propício para fazer uma experiência reflexiva acerca das
condições da vida humana na sociedade contemporânea, refletindo e construindo
a partir de suas vivências.
• Trabalhar a
percepção da filosofia e incentivar a construção de um sujeito ativo, crítico
e consciente. Através da reflexão filosófica o educando poderá tomar decisões
mais conscientes, em função do senso crítico aguçado.
• Proporcionar
ao educando um entendimento de conceitos fundamentais da filosofia, para que
o mesmo possa produzir pensamentos, tornando-se um produtor, agente de
mudança e transformação, favorecendo o aprimoramento integral do ser humano,
incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do
pensamento crítico.
• Ao término
desta etapa, espera-se que o aluno a partir dos conhecimentos adquiridos
consiga relacioná-los com o contexto histórico no qual está inserido, como
supõe a própria concepção de cidadania, para que possa desenvolver valores,
competências e habilidades necessárias à integração de seu projeto individual
ao projeto da sociedade em que se situa.
|
|||
|
|||
VALORES
|
COMPETÊNCIAS
|
HABILIDADES
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS/ATIVIDADES
|
INSTR./RECURSOS
|
DATA
|
|
|
|
|
|
|
|
● Exercendo
o diálogo e o respeito mútuo.
|
● Compreender a
identidade social e política da sociedade, de modo a viabilizar o exercício
da cidadania plena.
● Compreender
as diferenças entre o pensamento religioso e o pensamento científico.
|
● Analisar as
relações humanas sob as perspectivas do poder (micro e macro) e suas
implementações na ordem política, e econômica.
|
1 - Ciência e
religião
aspectos
históricos, como o conhecimento ganhou respeito na sociedade e
contextualização na contemporaneidade.
|
4 aulas:
Criação do blog e do fórum sobre ciência e religião;
4 aulas debate
acerca do tema em sala de aula;
Vídeo sobre as
descobertas de Isaac Newton e sua relevância para o tema do debate.
|
● Pesquisa
individual; blog, vídeo, livro digital, computadores, televisão.
Cosmos - Quando
o Conhecimento Venceu o Medo
|
16/11
23/11
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário