Universidade Federal de Santa
Catarina
Especialização em Educação na Cultura
Digital
Turma: Aprendizagem de Filosofia e TDIC
Tutores: Filosofia - Gilson Voloski e
Jason de Lima e Silva
Plac3 - Flávia Althof
Cursista: Angela Santos da Fonseca
Atividade 01: Ação 03 / Avaliação da
Experiência
1 - os avanços
alcançados diante da sua experiência de integração;
Muitos
foram os avanços nessa experiência na EEB Adelaide Konder, durante a realização
dessa atividade o que podemos perceber de mais positivo foi a maior interação
dos professores, muitas vezes num momento de folga, na hora do mate,
conseguimos conversar e planejar as nossas ideias de interação.
Outra
inovação positiva e que deu certo foi a proposta de que turmas diferentes
contribuíssem no blog de uma turma da escola, optamos por trabalhar focados em
uma turma do EMI - ensino médio inovador e uma turma do EMIEP - ensino técnico
profissionalizante. Os alunos e alunas do noturno conseguiram interagir, sem a
necessidade da obrigatoriedade, isso foi imensamente positivo, pois é norma e
padrão na nossa escola que os alunos e alunas para participar de qualquer
atividade tem que ser obrigados, com um determinado incentivo, em geral notas
nos bimestres, mas apesar do blog para o 2º EMI ter sido uma atividade
avaliativa, nos alunos e alunas do noturno não foi, e eles participaram com
muito interesse, se divertindo enquanto trabalhavam postando os comentários.
Esse
sem dúvida foi o aspecto mais positivo, o olhar de interesse, a vontade de
participarem e o entusiasmo perante os colegas que estudam no outro turno, na
mesma comunidade escolar, comprovando que as tecnologias estreitam os laços
entre a comunidade em nossa escola.
Preciso
documentar aqui o interesse de alunas que não falavam em sala de aula e, pela
primeira vez se sentiram estimuladas a participarem do debate em sala, foi bem
gratificante escutar as suas ideias e participações.
Muito
positiva também a participação do professor de informática, Renan Luis que
colaborou em muitos momentos para a realização da nossa atividade, assim como
dos professores e professoras de nossa unidade escolar, funcionários e
funcionárias que contribuem muito para nossas aulas e atividades e a
participação dos alunos e alunas.
2- os desafios enfrentados na realização da experiência de
integração;
O
maior e principal desafio é estimular os alunos e as alunas a participarem da
atividade com boa vontade e crescendo perante o transcurso, o blog começou com
o empenho vivaz do nosso aluno Jorge Junior, mas nem todos estiveram
participando das atividades, alguns nem sequer realizaram postagens no blog,
vivenciando um completo isolamento digital, mesmo de suas respectivas
residências não fizeram as postagens. Esse é um grande desafio da educação, proporcionar
para todos e todas uma inclusão digital.
Outro
grande desafio é a falta de equipamentos em nossa escola, muitas vezes
computadores sem os programas adequados para a utilização do livro digital da
editora Saraiva impediram a utilização do mesmo, que funciona offline com a
utilização de um pen drive, talvez falte ainda gerenciamento de recursos,
sabemos que os recursos existem, mas precisamos de pessoas ousadas dispostas a
mudar a realidade.
3- as alternativas que você julga
pertinentes e de possível implementação, de modo a aperfeiçoar a integração das
TDIC às práticas pedagógicas, a partir da reflexão acerca da experiência
realizada.
Há
poucos dias estivemos numa reunião sobre Educação e Relações Raciais, com a
presença de professoras da Ação Educativa - Assessoria, Pesquisa e Informação -
e a ideia era que fossem realizadas reuniões para apontarmos os Indicadores de
Qualidade na Educação - claro que a palestra era voltada para o tema Relações
Raciais na Escola, mas podemos utilizar em tecnologias.
É
necessário que em reuniões de planejamento possamos demonstrar os indicadores
de qualidade na educação digital, pois somente a partir deles, poderemos
avançar, creio que a acomodação gera uma grande insatisfação, precisamos
identificar o que precisamos fazer para tornar possível a realização das
atividades em nossa comunidade escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário