sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Atividade 01: Ação 03 / Avaliação da Experiência

Universidade Federal de Santa Catarina
Especialização em Educação na Cultura Digital
Turma: Aprendizagem de Filosofia e TDIC
Tutores: Filosofia - Gilson Voloski e Jason de Lima e Silva
              Plac3 - Flávia Althof
Cursista: Angela Santos da Fonseca

Atividade 01: Ação 03 / Avaliação da Experiência
1 - os avanços alcançados diante da sua experiência de integração;

            Muitos foram os avanços nessa experiência na EEB Adelaide Konder, durante a realização dessa atividade o que podemos perceber de mais positivo foi a maior interação dos professores, muitas vezes num momento de folga, na hora do mate, conseguimos conversar e planejar as nossas ideias de interação.
            Outra inovação positiva e que deu certo foi a proposta de que turmas diferentes contribuíssem no blog de uma turma da escola, optamos por trabalhar focados em uma turma do EMI - ensino médio inovador e uma turma do EMIEP - ensino técnico profissionalizante. Os alunos e alunas do noturno conseguiram interagir, sem a necessidade da obrigatoriedade, isso foi imensamente positivo, pois é norma e padrão na nossa escola que os alunos e alunas para participar de qualquer atividade tem que ser obrigados, com um determinado incentivo, em geral notas nos bimestres, mas apesar do blog para o 2º EMI ter sido uma atividade avaliativa, nos alunos e alunas do noturno não foi, e eles participaram com muito interesse, se divertindo enquanto trabalhavam postando os comentários.
            Esse sem dúvida foi o aspecto mais positivo, o olhar de interesse, a vontade de participarem e o entusiasmo perante os colegas que estudam no outro turno, na mesma comunidade escolar, comprovando que as tecnologias estreitam os laços entre a comunidade em nossa escola.
           Preciso documentar aqui o interesse de alunas que não falavam em sala de aula e, pela primeira vez se sentiram estimuladas a participarem do debate em sala, foi bem gratificante escutar as suas ideias e participações.
            Muito positiva também a participação do professor de informática, Renan Luis que colaborou em muitos momentos para a realização da nossa atividade, assim como dos professores e professoras de nossa unidade escolar, funcionários e funcionárias que contribuem muito para nossas aulas e atividades e a participação dos alunos e alunas.

2- os desafios enfrentados na realização da experiência de integração;
            O maior e principal desafio é estimular os alunos e as alunas a participarem da atividade com boa vontade e crescendo perante o transcurso, o blog começou com o empenho vivaz do nosso aluno Jorge Junior, mas nem todos estiveram participando das atividades, alguns nem sequer realizaram postagens no blog, vivenciando um completo isolamento digital, mesmo de suas respectivas residências não fizeram as postagens. Esse é um grande desafio da educação, proporcionar para todos e todas uma inclusão digital.
            Outro grande desafio é a falta de equipamentos em nossa escola, muitas vezes computadores sem os programas adequados para a utilização do livro digital da editora Saraiva impediram a utilização do mesmo, que funciona offline com a utilização de um pen drive, talvez falte ainda gerenciamento de recursos, sabemos que os recursos existem, mas precisamos de pessoas ousadas dispostas a mudar a realidade.

3- as alternativas que você julga pertinentes e de possível implementação, de modo a aperfeiçoar a integração das TDIC às práticas pedagógicas, a partir da reflexão acerca da experiência realizada.
            Há poucos dias estivemos numa reunião sobre Educação e Relações Raciais, com a presença de professoras da Ação Educativa - Assessoria, Pesquisa e Informação - e a ideia era que fossem realizadas reuniões para apontarmos os Indicadores de Qualidade na Educação - claro que a palestra era voltada para o tema Relações Raciais na Escola, mas podemos utilizar em tecnologias.
            É necessário que em reuniões de planejamento possamos demonstrar os indicadores de qualidade na educação digital, pois somente a partir deles, poderemos avançar, creio que a acomodação gera uma grande insatisfação, precisamos identificar o que precisamos fazer para tornar possível a realização das atividades em nossa comunidade escolar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário