>ATIVIDADE 4: Socializando os Retratos da Escola Construídos
entre os(as) Colegas Cursistas
Grupo – EEB. Adelaide Konder - Navegantes
• Angela Santos da Fonseca - Professora
• Jaison Fernando Lotério - Professor
• Sulamita Veronica Kureck Sobierai – Multiplicadora NTE
• Tatiana Cardozo Anacleto Gonçalves – Assistente de Educação
• Waldyr Carneiro de Campos – Professor
Percebemos uma grande necessidade de
socializarmos nossos trabalhos desenvolvidos, assim como, analisar a forma que
outras escolas procedem com as tecnologias.
O que e por
quê? Para acompanhar essa nova sociedade, com o
intuito de conhecermos e estarmos inseridos com as tecnologias que movimentam e
impulsionam as novas gerações.
Para
quem? Inserir todos da
comunidade escolar, principalmente os docentes, como grandes incentivadores do
uso das tecnologias para aprendizagem, evidenciando a importância de
investigação e pesquisa.
Pensando nisso, socializamos em nosso Blog o
Retrato de nossa Escola, tendo em vista, justamente, permitir que alunos,
docentes e funcionários, assim como toda a rede e comunidade escolar possam
acessar, escrever suas narrativas, dar sugestões, compartilhar o conhecimento e
experiências.
Com relação ao contexto pedagógico as
tecnologias digitais aparecem no grupo de professores pesquisado um tanto
tímida, os educadores estão percebendo os benefícios positivos, mas enfrentam
resistências com relação a ensinar e aprender com as mídias disponíveis, mas
estão tentando encontrar formas de entender melhor as novas formas de
aprendizagens digitais.
Existe por conta desta explosão das mídias a
preocupação dos educadores em aplicá-las de forma a favorecer a aprendizagem,
mas acreditamos que estão dispostos em transformar os desafios da utilização
das mídias em oportunidades que beneficiam seu trabalho e a aprendizagem dos
alunos.
E a escola, percebe-se que além de estar
inserida na utilização das diversas ferramentas digitais, é atuante e
proporciona incentivo contínuo ao uso dessas tecnologias não só para os
professores como também para os alunos por meio de projetos, cursos de TICs
para alunos e professores.
Já existe a consciência de que as tecnologias
e o conhecimento integrados facilitam a produção de novos conhecimentos como
também a compreensão das problemáticas presentes na atualidade.
A integração dos trabalhos escolares aos
vários meios multimidiáticos traz, além de outras vantagens a proficiência
digital para satisfazer a excitação das pessoas ao uso das tecnologias e o
desejo de domínio desta linguagem.
A Escola de Educação Básica Adelaide Konder
mostra-se através do Grupo Gestor e Educadores, incentivadora dos Projetos e
Atividades cotidianas que envolvem as tecnologias.
Os Alunos do Ensino Médio da EEB. Adelaide
Konder participam desde 2012 do Curso de Qualificação em Tecnologia Digital do
Aluno Integrado.
É importante salientar que ainda não
utilizamos todo o nosso potencial midiático, ainda consideramos que a escola
encontra-se num processo, provavelmente os alunos sejam os principais agentes
realmente transformadores nesse contexto.
Ainda podemos observar atitudes muito
comodistas por parte da comunidade docente impedindo que as práticas
tecnológicas entrem no espaço escolar de forma mais intensa, muitas vezes
ficamos ainda apegados ao quadro, giz e papel.
Estivemos conversando com colegas da área do
direito e, ainda comentávamos sobre as dificuldades enfrentadas por advogados
da velha guarda ao incorporarem em sua atividade de trabalho, neste caso, os
processos judiciais, o mecanismo eletrônico, pois, com a implantação dos
processos eletrônicos, muitos profissionais encontram dificuldades enormes em
evoluírem, neste processo dinâmico de nossa sociedade.
Ao ficar ouvindo uma aula expositiva, o aluno
questiona ou deixa a mente vagar, pois ele está acostumado com uma realidade
dinâmica, visual e renovadora dos vídeos, disponíveis em seus equipamentos,
sejam eles tablets, smartphones, computadores ou vídeo games, a realidade é
muito rápida, e estão sendo estudadas por médicos as mudanças que isso
proporciona no nosso cérebro.
É inegável que as inovações científicas
proporcionam um salto em nossa cultura, ao observarmos a história de nossa
civilização, fica evidente que a cada nova inserção tecnológica, temos uma
inimaginável mudança até mesmo biológica, fica complicado entendermos, por que
essas mudanças na esfera biológica são observadas somente eras após eras.
Charles Darwin em seus estudos apontava para
uma influência preponderante do meio nas mudanças genéticas, hoje sua teoria é
amplamente estudada, inclusive com a colaboração de outros estudiosos, tais
como Lamarck e Mendel, hoje com a inserção de novas
tecnologias torna-se inegável a possibilidade de mudança, estamos em sala de
aula com crianças muito agitadas, deparamo-nos com um número preocupante de
laudos médicos, apontando para uma nova postura da parte de professores e
educadores, realmente integrados na arte de ensinar.
Em nossa escola o curso de
especialização em educação digital tem nos proporcionado muitos questionamentos
e problematizações, podemos nos autoanalisarmos e autoavaliarmos, inicialmente
observamos o quanto temos que trabalhar nesse processo.
Ao analisarmos nosso retrato,
percebemos a intensa atividade de nosso aluno, quando proporcionamos uma
atividade midiática, pudemos observar na prática, numa aula, onde decidimos
utilizar a ferramenta do tablet, fazendo um vídeo da aula, foi incrível o
interesse demonstrado por parte dos alunos, mesmo alunos tímidos quiseram se
manifestar, pretendemos dia a dia inserirmos mais o uso das tecnologias.
Já possuímos nosso blog: http://akculturadigital.blogspot.com.br/
Estamos nos estruturando para
proporcionar aos nossos alunos um pouco mais do que aprendemos em conjunto.
Em nossa reunião quinta-feira
passada comentávamos sobre a reforma na sala de informática e, de como é
importante estarmos reunidos nesse processo de trocas, ouvindo mais o nosso
colega e ousando em nossa vivência.
Estamos caminhando nessa
trajetória construindo o retrato de nossa escola, um passo de cada vez.
Coletamos
algumas imagens dos trabalhos realizados pelos alunos e mediados pelos professores
a qual o Grupo de estudo tem acompanhado e registrado para desenhar Retrato
Tecnológico da escola.
Já o 2º ano
EMIEP desenvolveu um trabalho intitulado CINE IN BOX com a intenção de mostrar
que se pode modelar a luz e a imagem imitando um projetor, para isso realizaram
uma pesquisa sobre cinema baseando-se em tecnologias internacionais.
Materiais utilizados:
-Uma
lente de aumento;
-Uma
caixa de sapato;
-Uma
tesoura ou estilete;
-Fita
durex;
-Tinta
preta;
-Um
celular (Com preferência para celulares com o LCD maior).
Como
se fazer o projetor caseiro:
1.
Desenhe o formato da lente de aumento na caixa de sapato, e em seguida corte o
espaço que ficará a lente de aumento.
2.
Coloque a lente de aumento e para ajustar a posição da lente, pregue com fita
durex.
3.
Pinte a caixa de sapato na parte interna, com a tinta preta.
5.
Ajuste a distância entre o celular e a lente de aumente, justamente o foco,
para imagem poder sair nítida.
Como funciona?
A
luz produzida pelo celular será transmitida até a lente de aumento que em
seguida, será ampliada, sendo projetada no plano. A imagem a baixo demonstra
como funciona o retroprojetor caseiro.
Nós estamos num processo de
construção do conhecimento com relação às descobertas das tecnologias, a escola
é o ponto de partida, onde tudo acontece, muitos mundos estão conectados na
escola, interagindo mutuamente, num ambiente onde se propicia questionamentos e
mudanças.
Nesta
perspectiva torna-se primordial o conhecimento de todas as novas tecnologias e
novos paradigmas, para que possamos surpreender e ousar a favor da aprendizagem,
nos aproximando das novas gerações e suas linguagens.


Queridos colegas Cursistas, parabéns pelo Blog! Lendo sua publicação vejo que todos compartilhamos das mesmas angustias, expectativas e desafios em relação a implantação da Cultura Digital em nossas escolas. Bom trabalho!!!
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