quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Atividade 4 - Plac1 - EEB Adelaide Konder



>ATIVIDADE 4: Socializando os Retratos da Escola Construídos entre os(as) Colegas Cursistas
Grupo – EEB. Adelaide Konder - Navegantes
• Angela Santos da Fonseca - Professora
• Jaison Fernando Lotério - Professor
• Sulamita Veronica Kureck Sobierai – Multiplicadora NTE
• Tatiana Cardozo Anacleto Gonçalves – Assistente de Educação
• Waldyr Carneiro de Campos – Professor
Percebemos uma grande necessidade de socializarmos nossos trabalhos desenvolvidos, assim como, analisar a forma que outras escolas procedem com as tecnologias.
O que e por quê? Para acompanhar essa nova sociedade, com o intuito de conhecermos e estarmos inseridos com as tecnologias que movimentam e impulsionam as novas gerações.
Para quem? Inserir todos da comunidade escolar, principalmente os docentes, como grandes incentivadores do uso das tecnologias para aprendizagem, evidenciando a importância de investigação e pesquisa.
Pensando nisso, socializamos em nosso Blog o Retrato de nossa Escola, tendo em vista, justamente, permitir que alunos, docentes e funcionários, assim como toda a rede e comunidade escolar possam acessar, escrever suas narrativas, dar sugestões, compartilhar o conhecimento e experiências.
Com relação ao contexto pedagógico as tecnologias digitais aparecem no grupo de professores pesquisado um tanto tímida, os educadores estão percebendo os benefícios positivos, mas enfrentam resistências com relação a ensinar e aprender com as mídias disponíveis, mas estão tentando encontrar formas de entender melhor as novas formas de aprendizagens digitais.
Existe por conta desta explosão das mídias a preocupação dos educadores em aplicá-las de forma a favorecer a aprendizagem, mas acreditamos que estão dispostos em transformar os desafios da utilização das mídias em oportunidades que beneficiam seu trabalho e a aprendizagem dos alunos.
E a escola, percebe-se que além de estar inserida na utilização das diversas ferramentas digitais, é atuante e proporciona incentivo contínuo ao uso dessas tecnologias não só para os professores como também para os alunos por meio de projetos, cursos de TICs para alunos e professores.
Já existe a consciência de que as tecnologias e o conhecimento integrados facilitam a produção de novos conhecimentos como também a compreensão das problemáticas presentes na atualidade.
A integração dos trabalhos escolares aos vários meios multimidiáticos traz, além de outras vantagens a proficiência digital para satisfazer a excitação das pessoas ao uso das tecnologias e o desejo de domínio desta linguagem.
A Escola de Educação Básica Adelaide Konder mostra-se através do Grupo Gestor e Educadores, incentivadora dos Projetos e Atividades cotidianas que envolvem as tecnologias.
Os Alunos do Ensino Médio da EEB. Adelaide Konder participam desde 2012 do Curso de Qualificação em Tecnologia Digital do Aluno Integrado.
É importante salientar que ainda não utilizamos todo o nosso potencial midiático, ainda consideramos que a escola encontra-se num processo, provavelmente os alunos sejam os principais agentes realmente transformadores nesse contexto.
Ainda podemos observar atitudes muito comodistas por parte da comunidade docente impedindo que as práticas tecnológicas entrem no espaço escolar de forma mais intensa, muitas vezes ficamos ainda apegados ao quadro, giz e papel.
Estivemos conversando com colegas da área do direito e, ainda comentávamos sobre as dificuldades enfrentadas por advogados da velha guarda ao incorporarem em sua atividade de trabalho, neste caso, os processos judiciais, o mecanismo eletrônico, pois, com a implantação dos processos eletrônicos, muitos profissionais encontram dificuldades enormes em evoluírem, neste processo dinâmico de nossa sociedade.
Ao ficar ouvindo uma aula expositiva, o aluno questiona ou deixa a mente vagar, pois ele está acostumado com uma realidade dinâmica, visual e renovadora dos vídeos, disponíveis em seus equipamentos, sejam eles tablets, smartphones, computadores ou vídeo games, a realidade é muito rápida, e estão sendo estudadas por médicos as mudanças que isso proporciona no nosso cérebro.
É inegável que as inovações científicas proporcionam um salto em nossa cultura, ao observarmos a história de nossa civilização, fica evidente que a cada nova inserção tecnológica, temos uma inimaginável mudança até mesmo biológica, fica complicado entendermos, por que essas mudanças na esfera biológica são observadas somente eras após eras.
Charles Darwin em seus estudos apontava para uma influência preponderante do meio nas mudanças genéticas, hoje sua teoria é amplamente estudada, inclusive com a colaboração de outros estudiosos, tais como Lamarck e Mendel, hoje com a inserção de novas tecnologias torna-se inegável a possibilidade de mudança, estamos em sala de aula com crianças muito agitadas, deparamo-nos com um número preocupante de laudos médicos, apontando para uma nova postura da parte de professores e educadores, realmente integrados na arte de ensinar.
Em nossa escola o curso de especialização em educação digital tem nos proporcionado muitos questionamentos e problematizações, podemos nos autoanalisarmos e autoavaliarmos, inicialmente observamos o quanto temos que trabalhar nesse processo.
Ao analisarmos nosso retrato, percebemos a intensa atividade de nosso aluno, quando proporcionamos uma atividade midiática, pudemos observar na prática, numa aula, onde decidimos utilizar a ferramenta do tablet, fazendo um vídeo da aula, foi incrível o interesse demonstrado por parte dos alunos, mesmo alunos tímidos quiseram se manifestar, pretendemos dia a dia inserirmos mais o uso das tecnologias.
Já possuímos nosso blog: http://akculturadigital.blogspot.com.br/
Estamos nos estruturando para proporcionar aos nossos alunos um pouco mais do que aprendemos em conjunto.
Em nossa reunião quinta-feira passada comentávamos sobre a reforma na sala de informática e, de como é importante estarmos reunidos nesse processo de trocas, ouvindo mais o nosso colega e ousando em nossa vivência.
Estamos caminhando nessa trajetória construindo o retrato de nossa escola, um passo de cada vez.

Coletamos algumas imagens dos trabalhos realizados pelos alunos e mediados pelos professores a qual o Grupo de estudo tem acompanhado e registrado para desenhar Retrato Tecnológico da escola.  



      Já o 2º ano EMIEP desenvolveu um trabalho intitulado CINE IN BOX com a intenção de mostrar que se pode modelar a luz e a imagem imitando um projetor, para isso realizaram uma pesquisa sobre cinema baseando-se em tecnologias internacionais.

Materiais utilizados:

-Uma lente de aumento;
-Uma caixa de sapato;
-Uma tesoura ou estilete;
-Fita durex;
-Tinta preta;
-Um celular (Com preferência para celulares com o LCD maior).
Como se fazer o projetor caseiro:
1. Desenhe o formato da lente de aumento na caixa de sapato, e em seguida corte o espaço que ficará a lente de aumento.
2. Coloque a lente de aumento e para ajustar a posição da lente, pregue com fita durex.
3. Pinte a caixa de sapato na parte interna, com a tinta preta.
5. Ajuste a distância entre o celular e a lente de aumente, justamente o foco, para imagem poder sair nítida.

Como funciona?

A luz produzida pelo celular será transmitida até a lente de aumento que em seguida, será ampliada, sendo projetada no plano. A imagem a baixo demonstra como funciona o retroprojetor caseiro.
  


   
            Nós estamos num processo de construção do conhecimento com relação às descobertas das tecnologias, a escola é o ponto de partida, onde tudo acontece, muitos mundos estão conectados na escola, interagindo mutuamente, num ambiente onde se propicia questionamentos e mudanças.


Nesta perspectiva torna-se primordial o conhecimento de todas as novas tecnologias e novos paradigmas, para que possamos surpreender e ousar a favor da aprendizagem, nos aproximando das novas gerações e suas linguagens.

Um comentário:

  1. Queridos colegas Cursistas, parabéns pelo Blog! Lendo sua publicação vejo que todos compartilhamos das mesmas angustias, expectativas e desafios em relação a implantação da Cultura Digital em nossas escolas. Bom trabalho!!!

    ResponderExcluir